ESG NA HOTELARIA

A agenda de ESG (environmental, social and governance, ou, em português, “ambiental, social e governança”) se tornou pauta nos mais diversos fóruns, incentivando as empresas a buscarem certificações e negócios que respeitam o meio ambiente, pessoas e uma boa gestão. 

 

A sigla ESG foi criada em 2005 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de desenvolver recomendações para os países de como incluir questões ambientais, sociais e de governança nas mais diversas organizações. Após esse estudo feito pela ONU, concluiu-se que ao incorporar esses fatores, as organizações se tornariam mais sustentáveis e consequentemente haveria mais resultados positivos para a sociedade.

 

Cada letra da sigla ESG refere-se a um termo:

 

A letra E da sigla refere-se às práticas de proteção ambiental da empresa e sua atuação em alguns temas: poluição no ar e água, aquecimento global e emissão de gás carbono, e outros.

 

A letra S refere-se ao relacionamento da empresa com as pessoas que fazem parte de seu universo. Por exemplo: atendimento ao cliente, diversidade da equipe, etc.

 

Por fim, a letra G se refere à administração de uma empresa, como a conduta corporativa e estrutura do comitê de auditoria.

 

Em Uberlândia, Minas Gerais, o Gran Executive Hotel é um exemplo dessa tendência, sendo um dos primeiros hotéis do Brasil a possuir o certificado AQUA -HQE. O processo AQUA-HQE é uma certificação internacional de construção sustentável desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicada exclusivamente no Brasil pela Fundação Vanzolini. Desde o seu lançamento em 2008, o processo AQUA-HQE trouxe uma nova perspectiva sobre a sustentabilidade das edificações brasileiras.



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